Release
 

Patricia Maia é  fonoaudióloga, cantora ,professora de canto e preparadora vocal. Iniciou seus estudos em canto com a conceituada professora Angela Herz e aprofundou seus conhecimentos musicais através da Escola de Música Villa-Lobos. O interesse pelos mistérios da comunicação humana a levou a graduar-se em Fonoaudiologia, pela Universidade Estácio de Sá.

Patricia iniciou sua carreira artística aos 17 anos de idade e desde então vem se apresentando em vários palcos pelo Brasil.
Participou de shows ao lado de nomes como Sandra de Sá, Macau e Luis Melodia. Participou como backing vocal no CD / DVD ao vivo do cantor Bebeto , ao lado de artistas como Zélia Duncan e Seu Jorge.
Participou também da gravação do CD / DVD “Acústico MTV”, do premiado artista Marcelo D2, o qual acompanhou em shows pelo Brasil.
É a cantora principal da banda VARENIKES há 13 anos, realizando shows em eventos grandiosos.
Hoje em dia Patricia divide seu tempo atuando tanto em cima dos palcos, como por de trás deles.
Ministra aulas de canto popular além de atendimentos fonoaudiológicos e  preparação vocal para diversos profissionais da voz e espetáculos teatrais. Atua também como vocal coach da maior gravadora gospel do Brasl, a MK Music,  acompanhando e orientando a gravação de voz de seus cantores. 
Dentre os espetáculos em que trabalhou como preparadora vocal estão MAROQUINHAS FRU FRU (direção de José Lavigne); OUTSIDE , UM MUSICAL NOIR  (direção de Marco André Nunes), com Letícia Spiller e grande elenco; RENATO RUSSO (direção de Mauro Medonça Filho), com Bruce Gomlevsky ; O LOBO nº1 – a Estepe (direção: Marco André Nunes), com Ricardo Blat, Mateus Solano e grande elenco, dentre outros. 

A música e o canto são utilizados como  instrumentos enriquecedores da terapia seja de voz, fala ou linguagem tornando a sessão fonoaudiológica mais interessante e trazendo um diferencial.

Serviços
 

 





2010 - present

2010 - present

O atendimento fonoaudiológico tem duração de 45 a 50 minutos e tem como público-alvo indivíduos que apresentam queixas em relação à sua comunicação seja na fala, na voz ou na linguagem.Uma avaliação e entrevista detalhada é realizada inicialmente para que se possa traçar um plano de atuação condizente com a problemática apresentada..

Aulas de canto / técnica vocal

A técnica vocal engloba exercícios de relaxamento, respiração, de vocalização, de articulação e de auto-conhecimento sobre os mecanismos que compõem esse instrumento não materializado que é a voz.
As aulas geralmente são individuais e, portanto, são traçadas de acordo com o perfil de cada aluno.
No caso de cantores, na segunda metade da aula, é desenvolvida parte de repertório, onde serão aplicadas, na prática, todas as técnicas que foram previamente passadas. O aluno geralmente é acompanhado por teclado, ou base pré-gravada.
Cada aula é registrada por meio de programas específicos de computador, para que o aluno possa perceber de maneira mais nítida sua evolução ao longo do tempo. O aluno recebe uma apostila com a parte teórica, além de exercícios básicos para que possa estudar em casa.
No caso de profissionais da voz como atores, locutores, professores, repórteres ou advogados, a sessão será voltada para sua atividade em particular, onde os exercícios serão totalmente programados de maneira específica, assim como o treinamento que se segue a eles.

Acompanhamento em estúdio - vocal coach

O acompanhamento da gravação de voz em estúdio é de fundamental importância para que se obtenha um resultado satisfatório no resultado final do cd. Aspectos como dicção, articulação, ressonância, qualidade vocal, respiração, registros vocais e afinação são monitorados durante a gravação. Além disso, é feito um trabalho de preparação, antes da gravação com o cantor, que inclui diversos exercícios de aquecimento vocal  e vocalizes específicos para que se obtenha a melhor performance possível.  Dentre os últimos trabalhos, podemos citar diversos cantores que foram orientados em estúdio por Patricia Maia, como Flor de Lis, Beatriz e Banda 4 por 1, Léa Mendonça, todos da gravadora gospel MK Music.



Preparação vocal em Teatro

O trabalho vocal com o ator é uma experiência única. Depende de vários fatores como o local onde este vai atuar, a proposta do espetáculo, as condições físicas e psicológicas do personagem, a saúde vocal do ator, o tipo de voz que este utilizará na construção de seu personagem, entre outros. Quando se trata de um espetáculo musical, outras questões entram em cena como a capacidade vocal e musical de cada ator, divisão de vozes, a relação entre dança e canto, dentre outros pontos que devem ser resolvidos pelo preparador vocal, em conjunto com o diretor musical.

Dentre os principais trabalhos de preparação vocal em Teatro realizados podemos citar:
- MAROQUINHAS FRU FRU – 2012 : Teatro dos Quatro (Gávea-RJ). Direção: José Lavigne.  Com Adriano Martins, André Dale, Catarina Abdalla, Diana Herzog, Fernando Melvin, Hugo Resende, Juliana Guimarães, Marcelo Cavalcanti, Mariana Bassoul, Patrícia Batitucci, Pedro Tomé, Rodrigo Miranda e Rosa Douat.
- OUTSIDE: UM MUSICAL NOIR- 2011: Teatro Tom Jobim (Jardim Botânico – RJ). Direção: Marco André Nunes. Com Letícia Spiller, André Mattos, George Sauma, Jorge Caetano, Remo Trajano, Bruno Padilha, Laura Araújo, Gabriela Geluda, Marina Magalhães, Paula Otero e Carolina Lavigne.
- CAFÉ: 2009: Teatro Casa da Gávea (Gávea- RJ): Direção: Alessandra Vannucci. Com Julia Carrera, Renato Carrera, Renato Livera, Lucas Oradovschi.
- MEU NOME É M- 2009:Teatro Cândido Mendes(Ipanema – RJ): Direção: Ribamar Ribeiro. Com Marília Martins.
- LOBO N º1 – A ESTEPE. Teatro ESPAÇO SESC (Copacabana- RJ). Direção: Marco André Nunes. Com Ricardo Blat, Mateus Solano, Gregório Duvivier, Álamo Facó, Aline Arteira, Aline Fanju, Laura Araújo, Marília Martins.
- RENATO RUSSO- A PEÇA: 2007: Teatro Vanucci (Gávea- RJ). Direção: Mauro Mendonça Filho. Com Bruce Gomlevsky.